Dicas para submeter sua palestra ou workshop

Em todas as edições do WordCamp, as estrelas são sempre os membros da comunidade que se dispõem a compartilhar seu conhecimento sobre WordPress com os demais. 

Com a submissão de palestras e workshops aberta para o WordCamp São Paulo 2019, listamos algumas dicas para enviar uma boa proposta, e se for aprovada, fazer uma boa apresentação.

1. Escolha um bom tema

Parece uma dica óbvia, mas o que caracteriza um bom tema? O tema é um fator essencial para o desenvolvimento de uma apresentação. Veja as dicas abaixo:

  • Um assunto com o qual você se sinta confortável. Você não precisa ser um expert, apenas se sentir seguro sobre o tema. Sabemos que a insegurança pode ser um impeditivo, veja mais sobre isso abaixo.
  • Relacione com o WordPress. Recebemos submissões ótimas que não tem relação com o WordPress, não há problemas. Mas é importante ter em mente que o público estará lá para ouvir sobre WordPress. A dica é, tente relacionar o seu assunto com alguns pontos do WordPress. Você pode falar de front-end, relacionando a temas, você pode falar de conteúdo citando plugins de SEO, etc. 
  • Não precisa ser só sobre programação. Os WordCamps são eventos para todos que usam WordPress, não só para programadores. Palestras sobre design, marketing, conteúdo, personalização via painel, plugins, negócios, e tudo mais que envolva o WordPress são muito bem vindas. Estes temas inclusive costumam ter menos submissões.
  • Respeite o código de conduta. Temas que promovam discriminação ou ofensas de qualquer tipo, ou que tenham o objetivo de vender um produto ou serviço, ou divulgar sua empresa, não serão aceitos. 
  • Na dúvida entre 2 assuntos? Mande ambos 🙂. Não sabe se quer fazer um workshop ou palestra? Ou na dúvida entre dois temas? Envie ambos! Nos anos anteriores não limitávamos a submissão, mas para facilitar a seleção este ano limitamos a duas por proponente. Avaliaremos cada proposta individualmente da mesma forma.

2. Descreva bem a sua palestra/workshop e o seu mini currículo

A avaliação das submissões é feita apenas com base na sua descrição, já que o envio dos slides neste momento é opcional. Por isso, descreva sua apresentação o melhor possível, para que possamos entender o que você vai apresentar e como isso vai contribuir com as pessoas que vão assistir. No mini currículo, fale quem você é, suas experiências, e se já palestrou antes. 

3. Vença a barreira da insegurança. O que você tem para compartilhar tem valor 🙂

Nós sabemos que a insegurança pode te fazer pensar que você não sabe o suficiente. Então faça o teste abaixo para saber se você está pronto para palestrar em um WordCamp. 

  • Você compartilha coisas que você aprende com seus amigos ou colegas de trabalho?
  • Você já ensinou alguém a fazer algo novo no WordPress?
  • Você tem uma case legal sobre WordPress?
  • Você criou um tema, plugin ou uma forma diferente de fazer algo no WordPress?
  • Você vê algum problema ou erro que atrapalham as pessoas e tem uma sugestão de solução para isso?

Se você respondeu SIM para qualquer uma destas questões, parabéns você pode enviar sua proposta de palestra ou workshop!

Se o seu problema é a timidez de falar em público, saiba que, se sua proposta for aprovada:

  • Você terá uma sessão de mentoria com os organizadores do WordCamp para tirar suas dúvidas e receber dicas sobre como se apresentar.
  • A comunidade WordPress é super receptiva.
  • Nosso código de conduta visa promover um ambiente saudável para todos, inclusive para os palestrantes. Por isso você terá todo o suporte da equipe para o que precisar.
  • Todo mundo fica ansioso em algum nível na hora de se apresentar, até os mais experientes. Não se intimide com o frio na barriga, pois a sensação de palestrar num WordCamp é ótima – pergunte para quem já experimentou 🙂

4. Não perca o prazo! Somente até o dia 11 de Agosto

Não deixe para a última hora. Mande sua proposta (ou propostas) de atividade agora mesmo.

Se você, ainda assim, não quer palestrar, não tem problema. Inscreva-se como participante.

Conhece alguém que se encaixa nesse perfil? Compartilhe com esta pessoa.

Vejo vocês lá!