Palestras e workshops

Garanta seu lugar para assistir este conteúdo de peso

  • Abandone o XAMPP! Provisionamento de ambientes WordPress com Docker e Vagrant

    Apresentado por Junior Rocha

    Cansou de apanhar para configurar o ambiente de desenvolvimento do seu WordPress? Não suporta mais ficar horas no Stack Overflow pesquisando sobre “vhosts apache xampp” pra ter mais de um site na mesma maquina? Tem problemas de compatibilidade de ambientes entre Linux, Mac e Windows?

    Venha para o futuro!

    O objetivo da oficina é capacitar o participante a provisionar ambientes de desenvolvimento WordPress confiáveis e de fácil reprodução com ferramentas modernas de provisionamento: Docker e Vagrant.

  • As vantagens e os desafios na implementação do Mobile First

    Apresentado por Leandrinho Vieira

    Considerações importantes para a adoção do conceito em seus projetos. Uma abordagem sobre as vantagens, os benefícios e os impactos nos negócios. Além de uma visão geral dos desafios.

  • Do zero a unicórnio com WordPress

    Apresentado por Maria Rita Casagrande

    Uma perspectiva sobre a possibilidade de construção de negócios completos com produtos finais que utilizam WordPress. Um panorama do case de startups que nasceram, cresceram e permanecem construídas em WordPress: Diaspora.Black , GeekHunter entre outros.

  • Prototipando conteúdo: tudo começa com palavras

    Apresentado por Luisa Migueres

    Essa oficina é para mostrar que protótipos – seja para um site de conteúdo ou um produto/serviço – são muito mais valiosos quando existe texto de verdade sendo aplicado e testado. A validação de uma interface não pode ser apenas via layout, e existem meios de validar a história que estamos contando ao usuário/audiência por meio de algumas técnicas.

  • Segurança no WordPress: Teoria e Prática

    Apresentado por Rudá Almeida

    Segurança é essencial para qualquer site, não importa o perfil e nem o tamanho: basta estar online para ser alvo de “black hats”. Um descuido pode causar perda de dados, injeção de malware, hospedagem involuntária de phishing, redirecionamento para URLs duvidosas, e até pior.

    O WordPress tem fama de não ser seguro. Mas será mesmo verdade?

    Venha esclarecer mitos e conhecer boas práticas de segurança. Não deixe para quando for tarde demais!

  • WordKids

    Apresentado por Rafael da Guia

    A oficina visa trabalhar conceitos sobre tecnologia e ouso e desenvolvimento de ferramentas de criação de conteúdo com crianças com idades entre 8 e 14 anos.

    Objetivo

    A proposta é que as crianças compreendam o básico do funcionamento de computadores, internet, sites e WordPress.

    Metodologia

    A metodologia utilizada se baseia em educação popular e educação freiriana. A partir de conversas, falar sobre o surgimento da informática e internet. Apresentar o software WordPress, os conceitos de software livre, desenvolvimento comunitário e linguagem de programação, ensinar o básico sobre funcionamento de temas e plugins e desenvolver uma atividade baseada em problemas para que eles interajam com a ferramenta.

    Toda a metodologia está vinculada a trabalho em grupos, que serão organizados de acordo com faixa etária e conhecimento prévio de computador.

    Etapas

    1. Apresentação do computador, conversa sobre o funcionamento dos computadores (eletricidade se transformando em informação), etc.
    2. Conversa sobre a invenção e funcionamento da internet, a ideia de software livre e de desenvolvimento comunitário.Conversa sobre linguagem de programação e pequenas atividades lógicas para explicar o funcionamento de códigos.
    3. Apresentação do WordPress e acompanhamento para instalar o software localmente.Trabalhar a instalação e configuração de plugins e temas e conceitos de post e páginas.
    4. Apresentação de um problema para que todos debatam e resumam coletivamente. Esse problema será a requisição da criação de um blog sobre cinema (talvez universo Marvel)em que conste algumas notícias (copiadas e coladas de alguns portais) e algumas páginas com descrição de personagens.
  • Experiência do usuário de guerrilha

    Apresentado por Filipe Landu Nzongo

    Atualmente trabalhamos num mercado que está em constante evolução, onde as coisas acontecem as pressas, os projetos muita das vezes possuem recursos limitados, o que leva as equipes de desenvolvimento de produtos digitais a se adaptarem rápidamente, executando metodologias de baixo custo e muita das vezes com dados não acurado, o que pode levar o projeto ao fiasco. Nesse palestra vou mostrá-lo como fazer teste de usabilidade e pesquisa de guerrilha de uma maneira limpa e não suja.

  • WordPress e Impacto Social: Soluções práticas

    Apresentado por Camila Rodrigues

    Essa palestra irá abordar as mais diversas soluções de estrutura, pagamento, lojas virtuais e etc. do WordPress que podem ajudar a colocar seu negócio social na web. O objetivo é apresentar respostas simples e economicamente viáveis para dar suporte a sua ideia.

     As empresas de Impacto Social surgem com um objetivo central de atender necessidades de uma comunidade. A tecnologia é uma ferramenta para escalar esses negócios de forma prática e com baixo custo. O WordPress como uma plataforma de código livre encaixa-se perfeitamente no conceito de tecnologia social, atendendo os quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado. A ideia é apresentar esse nicho de mercado e como podemos ajuda-los.

  • WordPress no Back e React no Front: Aplicativos web renderizados no servidor

    Apresentado por Elihu Mejia

    Vamos aprender como criar e colocar no ‘ar’ um aplicativo web SSR com Headless WordPress, Next.js 9 e as novas features de React (sim, Hooks e componentes funcionais!)

  • Arquitetura de conteúdo UX com card sorting

    Apresentado por Maristela Harada

    A melhor experiência do usuário na navegação de um site começa com uma boa arquitetura de informação. Conheça como já adotar conceitos UX nesta etapa de construção de site com o card sorting. Nesta palestra, você poderá ver a evolução de uma arquitetura de conteúdo e sua implementação em WP. Mostraremos um case com todas as etapas até a configuração do painel administrativo do WordPress.

  • Consumir API Rest do WordPress no VueJS

    Apresentado por Jakeliny Gracielly

    Vamos conhecer a API Rest do WordPress, como manipulá-la e como consumi-la usando VueJS.

    Vou mostrar o que é a API Rest do WordPress, porque ela é importante, como manipula-la para mostrar informações especificas e por ultimo vou fazer um projetinho rapido em VueJS para consumir os dados da API e mostrar em um front em JS.

  • O que esperar do WordPress? As últimas mudanças e o que vem por aí

    Apresentado por Felipe Elia

    O WordPress teve importantes mudanças nos últimos tempos e podemos esperar por mais em um futuro próximo. Nesta palestra vamos ver um pouco da história da ferramenta, o que mudou recentemente no seu código e na organização de sua comunidade, bem como quais serão os próximos passos do nosso CMS favorito.

    Acho importante que as pessoas saibam o que mudou recentemente (alteração da versão mínima do PHP, chegada do editor de blocos/Gutenberg), os nomes das pessoas que decidem o futuro do WP (Matt Mullenweg e Josepha Haden, por exemplo) e o que esperar daqui para frente, como as novas fases do Gutenberg, mais uma atualização da versão do PHP, a chegada de um diretório de blocos e a nomeação de um conselho para decisões.

  • Content & Social Media – Como distribuir o conteúdo publicado no WP

    Apresentado por Debora de Lucas

    A oficina apresentará:
    – Tendências e principais redes sociais;
    – Dicas de redação;
    – Distribuição de conteúdo;
    – Dicas de planejamento;
    – Programação de postagens, importância dos encurtadores e uso de newsletters e e-mails marketing;
    – Entre outros temas relacionados.

  • Esqueça seu site atual, bem vindo ao site multilíngue

    Apresentado por Jesús Nuño

    Vamos aprender como transformar seu site em multilíngue. Por que deveríamos tê-lo? Quais são os melhores plugins? Como traduzir strings?

  • Painel com desenvolvedores do WooCommerce

    Apresentado por Rodrigo Primo e Claudio Sanches

    Painel de perguntas e respostas com dois desenvolvedores da equipe do WooCommerce (Claudio Sanches e Rodrigo Primo) para responder perguntas da platéia sobre este plugin do WordPress, seu desenvolvimento e o futuro da plataforma.

  • Precificação para Negócios Digitais

    Apresentado por Larissa Sielichoff

    Empreendedores gastam muito tempo decidindo sobre seu negócio: conteúdo, desenvolvimento, equipe, investimento, etc.
    Mas gastam, em média, apenas 6 horas para definir seu preço. Em tempos de negócios digitais é essencial evoluir o mindset tradicional sobre preço para o elemento estratégico que ele pode ser. A palestra de Precificação para Negócios Digitais fala de posicionamento, de entrega de valor, e da pessoa mais importante na definição do preço: o cliente. Vamos falar sobre Precificação?

  • 5 mindsets para você montar seu negócio digital

    Apresentado por Edney “InterNey” Souza

    Como pensam um Programador, um Analista de Marketing, um UX Designer, um Cientista de Dados e um Growth Hacker? Como incorporar outras mentalidades fundamentais para o sucesso no mundo digital dentro do seu trabalho seja você um analista, executivo, freelancer ou empreendedor?

  • A importância de comunidades de tecnologia voltada para mulheres negras

    Apresentado por Thassia Lays de Lima Muniz

    Sabemos que a quantidade de mulheres na tecnologia ainda é muito baixo, porém esse número reduz ainda mais se formos falar de mulher negra.
    Quantas mulheres negras você conhece que ocupam cargo de liderança em empresas de tecnologia ?
    Acredito que a falta de representatividade é um fator que impacta diretamente no numero reduzido de mulheres negras no mercado de tecnologia e por isso é tão importante que se crie comunidades voltadas para nós mulheres negras.

  • Convertendo um layout Bootstrap para Gutenberg

    Apresentado por Marcos Felipe Nalin Furtado

    O novo editor Gutenberg chegou com várias funcionalidades sensacionais e está pronto para resolver vários problemas; Quase toda pessoa que desenvolve algo relacionado a front-end conhece ou já ouviu falar do Bootstrap, além de ser bem conhecido é muitas vezes a primeira escolha para se desenvolver um tema do WordPress. Então, como podemos pegar um tema já desenvolvido com Bootstrap e convertê-lo para ficar customizável no novo editor Gutenberg? É isso que tentaremos realizar nesse workshop.

  • CSS para quem entende (ou não) de CSS!

    Apresentado por André Ribeiro da Costa

    Mesmo que seja do dia a dia de muitos, as folhas de estilo muitas vezes não são usadas em toda a sua potencialidade, e até mesmo substituídas por outras linguagens. O objetivo da apresentação é mostrar que o uso avançado da linguagem é simples e pode resolve a maioria dos problemas de forma simples.

  • E-commerce para PME, como estruturar, operar e gerar vendas

    Apresentado por Dimitri Gallucci Sidney

    Passo a passo como planejar um e-commerce para atender pequenas e médias empresas, usando a tecnologia e a integração do ecossistema para gerenciar e gerar vendas.

  • Como (possivelmente) ganhar dinheiro desenvolvendo e vendendo Plugins

    Apresentado por Arindo Duque

    Nos últimos anos, o mercado de plugins e temas para WordPress se consolidou fortemente, especialmente no exterior, permitindo que companhias inteiras fossem criadas com o intuito exclusivos de desenvolver e vender plugins. A proposta dessa palestra é investigar os possíveis caminhos a se seguir para monetizar um plugin WordPress e as vantagens e desvantagens dos possíveis modelos de negócios disponíveis nesse mercado.

  • Conheça Peachpie – a União de .Net com PHP no WordPress

    Apresentado por Vanessa Brandão do Valle

    Demonstrar o quanto o WordPress está presente em plataforma .net core com um Framework Peachpie . Como é possivel desenvolver a arquitetura do seu sistema com essa ferramenta, e como é possível um desenvolvedor php compreender c# e c# compreender o php .

  • Copywriter

    Apresentado por Viviane Casanova

    Como escrever artigos que podem ser encontrados no Google e ao mesmo tempo gerar vendas.

  • Como superar desafios e criar um meetup de WordPress na sua cidade

    Apresentado por Ricardo Lima Gonçalves

    O WordPress é mantido e melhorado pela comunidade. Você já parou para pensar quantas pessoas da sua cidade ou região usam WordPress? E quantas dessas pessoas você conhece? O quanto você poderia trocar com elas de experiências, conhecimentos e gerar uma comunidade local forte? Nessa palestra vou compartilhar a minha experiência com a criação do Blumenau WordPress Meetup, mostrar como superar as dificuldades iniciais e o quanto todos ganham com um meetup local de WordPress.

     

  • Criando blocos Gutenberg com React

    Apresentado por Eduardo Pittol

    A introdução do Gutenberg no WordPress foi um grande passo para criarmos coisas incríveis. Aprenda como criar blocos dinâmicos com React usando webpack.

  • SEO para WordPress e WooCommerce – Roadmap de sucesso para o seu projeto online

    Apresentado por Amanda Noronha Araujo

    Aprenda o passo a passo como direcionar seu site ou e-commerce para um roadmap de sucesso. Aprenda as principais práticas para posicionar bem o seu site nos principais buscadores e atrair cada vez mais tráfego e conversão. Do conteúdo a usabilidade do seu projeto.

  • Como o design centrado no usuário pode fazer um site valer 4x mais?

    Apresentado por David Arty

    Qual o valor do design em um projeto de tecnologia? Como ele pode interferir diretamente no valor percebido pelo usuário a ponto de vender um produto por um valor 4x mais caro? Nessa palestra vamos entender sobre como desenvolver algo pensando na experiência do usuário é fundamental para a percepção de valor sobre projetos.

  • Mude vidas com o WordPress

    Apresentado por Leandro Pato

    Como um site criado no WordPress pode mudar o mundo?

    Saiba como uma plataforma de doações e voluntariado, desenvolvida no WordPress, tem mudado a vida de milhares de pessoas em todo Brasil, conectando pessoas que desejam ajudar com quem precisa de ajuda, de forma simples, fácil e transparente, e como você pode fazer parte disso, mudando vidas e fazendo um mundo melhor.

    A ferramenta já participou das principais aceleradoras de impacto do país, foi tema de trabalhos acadêmicos, entre outros.

  • Teste de acessibilidade na prática

    Apresentado por Livia Gabos e Filipe Zaniboni

    Dicas, ferramentas e sugestões para aplicar um template acessível.

    Existem até poucos templates com aplicações acessíveis, se formos comparar. Mas nem sempre o que existe neles é o suficiente ou tudo é necessário. E na construção nem sempre isso é analisado. Acho importante passar um esquema básico de testes para as pessoas.

Gostou das palestras e workshops? Garanta seu ingresso!